Propaganda é mesmo a alma do negócio?
- Clarice Mendonça
- 5 de abr. de 2020
- 3 min de leitura

Artigo publicado em: https://administradores.com.br/artigos/propaganda-e-mesmo-a-alma-do-negocio
De que adianta sua empresa investir em excelentes produtos, tornar seus preços acessíveis e coloca-los no mercado se o público não o conhece? A comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores sobre os produtos e marcas que comercializam. É através da comunicação de marketing que as empresas estabelecem conexões com seus públicos, abrindo um diálogo, fidelizando-os, posicionando a marca nas suas mentes e corações, impulsionando vendas.
Mas quais são as melhores decisões na hora de estabelecer o mix de comunicação?
Primeiramente, vale refletirmos sobre o novo comportamento dos consumidores, em função das atuais tecnologias. Hoje o consumidor interage diretamente com os produtos e marcas, indica ou desaconselha a compra em suas redes sociais, participa ativamente do marketing das empresas. Então, para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz, é importante você levar em conta oito fatores:
Identificar o público-alvo;
Determinar os objetivos da comunicação;
Elaborar a comunicação;
Selecionar os canais de comunicação;
Estabelecer o orçamento total de comunicação;
Decidir sobre o mix de comunicação;
Medir os resultados da comunicação;
Gerenciar o processo de comunicação integrada de marketing.
O mix de comunicação pode ser composto por propaganda, promoção de vendas, relações públicas, eventos e experiências, marketing direto e vendas pessoais. Para definir o melhor mix, você precisa ter claro qual o público quer atingir e o objetivo da comunicação.
Vamos a dois exemplos práticos. O jornal Olhar do Vale*, por exemplo. É um veículo de comunicação digital. Nele você encontra notícias com foco na região do Vale e ocorrem por aqui em torno de 17.000 visualizações por mês. Se por exemplo, você tem um produto ou serviço com ênfase nessa região, esse pode ser um canal escolhido no seu mix de comunicação. Prestadores de serviços diversos, produtos de varejo e outros podem ter interesse em anunciar num veículo cujo público-alvo, visite-o diariamente para leitura de notícias diversas.
Outro exemplo, o Passeio Pedra Branca*, localizado em Palhoça, Grande Florianópolis. No lançamento dessa que é a primeira rua compartilhada do Brasil, a empresa Pedra Branca optou por um mix envolvendo campanha de rádio, tv, jornal e internet. Além disso, optou por trabalhar relações públicas, através de sua assessoria de imprensa e de uma pessoa focada em prospecção de novos negócios e oportunidades. Outra ação consistente e contínua é a realização de eventos na rua, que reforçam o conceito do lugar. Música, dança, arte, entretenimento fazem parte do mix dos eventos, que geram visitação e engajamento.
Ao pensar no mix de comunicação que melhor cabe ao seu negócio, você pode gravar uma sigla bem fácil, chamada AIDA – Atenção – Interesse – Desejo – Ação. Ao final do processo de comunicação é fundamental ter efetividade, ou seja, obter um percentual de conversão em vendas.
Então, voltando a pergunta do título, não é exatamente a propaganda a alma do negócio, mas sim a comunicação de marketing. A propaganda alcança consumidores dispersos geograficamente e pode desenvolver uma imagem duradoura do produto. Mas lembre-se que esse não é o único caminho! Seja crítico na sua análise e certeiro nas suas escolhas. E leve sempre em conta os fatores para uma comunicação eficaz e o mix de marketing. Assim vai ficar mais fácil! Desejo sucesso e que suas escolhas toquem o coração de seu público-alvo e torne-os seguidores e consumidores de seus produtos e serviços.
Fonte: Artigo inspirado no livro Administração de Marketing de Philip Kotler, ano 2012.
Comments