O que a criatividade tem a ver com você?
- Clarice Mendonça
- 5 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Artigo publicado em:https://administradores.com.br/artigos/o-que-a-criatividade-tem-a-ver-com-voce
Cotidiano, correria, decisões contínuas e...óbvias. Desse mal muitas empresas sofrem, mas num mercado competitivo não há espaço para o trivial. Inovação é a palavra de ordem do momento e, para inovar, é preciso criar.
Quem são as pessoas mais criativas da sua empresa? Aquela turma do marketing? O pessoal da agência? Os designers ou arquitetos? Na verdade, não necessariamente. Segundo o livro “Confiança criativa”, todos nós somos criativos. Ao contrário do que até podemos pensar sobre nós mesmos, temos sim, todos, a capacidade de criar algo novo e inusitado. Basta dar uma chance a si mesmo.
O começo desse processo está na coragem de assumir e testar o novo e, especialmente, de errar. Para os negócios, a criatividade é sem dúvida, uma das competências de liderança mais importantes da atualidade para as empresas, devido à complexidade dos mercados.
Pessoas que acreditam que são capazes de promover mudanças têm mais chances de realizar seus sonhos e atingir seus objetivos. São capazes de estabelecer metas mais ousadas, são mais empenhadas, persistentes e resilientes diante de fracassos. É importante nesse processo assumir uma atitude de crescimento, acreditando que podemos expandir nossas competências por meio do empenho e da experiência. Que podemos abrir nossas mentes para novas possibilidades e que nossa capacidade é ilimitada e desconhecida. Podemos sempre ir além, aventurando-se em novos territórios ou até mesmo nos conhecidos, enxergando-os de outra maneira. Mas para isso, é preciso ter coragem e perseverança suficientes para romper as barreiras e ultrapassar os obstáculos.
A gana por inovação é alimentada por incansável curiosidade intelectual, um profundo otimismo, a capacidade de aceitar os fracassos como o preço inevitável do sucesso, uma implacável ética de trabalho e uma mentalidade que encoraja não apenas ideias, mas também a ação. Então, mãos à obra! Opte pela criatividade no seu dia a dia, olhe o mundo com outros olhos, expondo-se mais a novas experiências, desenvolva a empatia procurando descobrir outros pontos de vista, observe mais, faça mais perguntas, desafie-se.
Algumas dicas que podem ser úteis para você começar a exercitar sua mente criativa agora mesmo: pegue um lápis e desenhe; anote ideias que surgem ao longo do dia – daquelas que você fica do tipo sonhando acordado e logo que se dá conta, esquece-a; faça um vídeo caseiro para explicar um projeto; monte um esquema no papel representando uma atividade que precisa desenvolver; cole um quadro com giz na sua casa; mantenha um papel ou bloco sempre à mão para anotar o que lhe parecer uma oportunidade; enfim, alimente em você o fogo da inovação. Aja, comece agora, estruture suas mudanças em forma de experimentos. O próximo passo? Aplicar a criatividade e a inovação na sua vida! Pensar em tudo que faz, na sua missão de vida, no seu trabalho, nas suas paixões. O que te faz sentir realmente vivo? O que você faz bem? O que as pessoas lhe pagariam para fazer? O que você nasceu para fazer? Para identificar novos interesses ou aptidões é preciso experimentar atividades diferentes, no tempo livre ou no trabalho. Tenha coragem para começar e persistência para continuar! Artigo inspirado no livro: Kelley, Tom. Kelley, David. Confiança criativa: libere sua criatividade e implemente suas ideias. São Paulo : HSM do Brasil, 2014.
Comentarios